Deus não é limitado pelas limitações que percebemos de nós mesmas!
Quantas manhãs, mudamos a nossa forma de vestir ou mudamos de roupa umas cinco vezes ? Colocando e depois descartando um par de calças, ou aquela camisa. Nada parece dar certo. E ao nos ver-mos no espelho, nos sentimos infelizes.
Quantas hoje gostaria de estar contente com o corpo?
Amy Carmichael escreveu sabiamente: “Se você quiser viver em vitória … você deve se recusar a ser dominado(a) pelo que é visto e sentido”. Eu argumentaria que não há um campo de batalha maior para nós mulheres do que o que “vemos” e “sentimos” sobre nossos corpos.
Muitas de nós somos impedidas de viver uma vida totalmente derramada por Cristo porque nos fixamos em a algo relacionado ao nosso corpo - nos sentimos prejudicadas por nosso peso, sobrecarregadas por um problema crônico de saúde ou consumidas por algum tipo de comparação.
Aprender a estar bem ou satisfeita com o corpo e pensar nele de uma maneira que honre a Deus e a usá-lo adequadamente enquanto passamos por esta vida aqui na terra - não pode ser uma luta para nós mulheres.
Vivemos em um mundo que não torna fácil obter uma perspectiva centrada em Deus nesta área de nossas vidas, mas sei que Deus não projetou ou desenhou os nossos corpos para serem objetos de nossa glória; mas sim; Ele com um propósito totalmente diferente: “…seu corpo é templo do Espírito Santo dentro de você… (Este corpo) não é seu, pois você foi comprado(a) por um preço. Portanto, glorifiquem a Deus em seu corpo” (1 Coríntios 6:19–20).
A Palavra de Deus nos diz que devemos glorificar a Deus em nossos corpos - não a nós mesmas. Talvez não gostemos de admitir, mas muitas vezes adoramos receber a glória.
A autoglorificação de nossos corpos geralmente parece gastar nosso tempo, pensamentos, dinheiro e energia em esforços destinados a atrair atenção e elogios. Devemos pedir ao Senhor que nos ajude a rejeitar a tentação de buscar nossa própria glória e, em vez disso, aprender a aceitar que os nossos corpos são sim vasos para a glória de Deus!
Buscar a glória própria sempre nos deixará com uma sensação de vazio interior, mesmo que alcancemos certa medida de beleza física. Porque? Porque não fomos projetadas para ser objetos de nossa adoração, mas para sermos adoradores do único e verdadeiro Deus! Viver com o foco de trazer glória a Cristo.
Mas como isso se parece na prática? Abaixo estão algumas maneiras de começar!
1. Abrace sua realidade celestial
“… Em vista da misericórdia de Deus… ofereçam seus corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus - esta é a sua verdadeira e própria adoração” (Rom. 12:1 ).
Em primeiro lugar, precisamos abraçar a incrível verdade de que, se chegamos à fé salvadora em Jesus, nossos corpos não são nossos! Como diz Paulo, fomos comprados por um preço - e um preço muito alto - que incluía o corpo substitutivo de Jesus a ser dado em nosso lugar.
Seu corpo físico foi sacrificado até a morte para nos dar a verdadeira vida! E Ele nos chama a seguir Seu exemplo, dando nossas vidas por Ele e oferecendo nossos corpos como sacrifícios vivos, onde Ele deseja ministrar em nós e através de nós até que Ele volte.
2. Avalie regularmente suas motivações
Agora, por favor, não me entenda mal. Não é errado se esforçar para ficar bonita, passar algum tempo penteando ou maquiando, malhando, comprando roupas ou se vestindo bem. Eu gosto muito de todas essas coisas! Mas a nossa principal motivação está em seguir a sugestão de Paulo, que disse: “... nós [não] buscamos a glória das pessoas... mas fomos brandos entre vocês... prontos para compartilhar com vocês não apenas o evangelho de Deus, mas também a nós mesmos...” (1 Tessalonicenses 2:6–8).
Se nossos motivos enfatizam a nós mesmas em vez do Evangelho, então precisamos reiniciar. E qual é o melhor lugar para reiniciar? Na Palavra de Deus!
3. Substituindo sentimentos pela verdade
Palavras como “confiança” e “insegurança” são comuns quando falamos sobre nossos corpos. Se você tem um roteiro interno que eleva sua confiança ou a deixa insegura ou envergonhada, saiba que nenhum dos dois é o plano de Deus para você e provavelmente você está vivendo em seus sentimentos em vez de na verdade.
Somos informadas por nossa sociedade que o que sentimos é de maior importância. Se sentimos, então deve ser verdade. Você já disse: “Ugh, eu me sinto feia!” e dois minutos depois você arruma o cabelo e sai de casa se sentindo bonita? Sentir-se feia ou bonita não é o mesmo que estar feia ou estar bonita. Ao contrário da opinião popular, sentir que algo é verdadeiro não o torna verdadeiro. Os sentimentos são somente sentimentos, baseados na emoção e mudam rapidamente.
Podemos nos sentir feias porque nosso cabelo está mais crespo do que o normal, ou porque acordamos com uma espinha gigante no queixo – mas isso não significa que somos feias. Sentimentos e verdade não são os mesmos, e sermos dominadas pelo que sentimos coloca nossa carne pecaminosa no trono de nossa vida, ao invés de dar a Deus o Seu lugar de direito e se submeter à Sua Palavra. Só então podemos viver na realidade de Deus e não na armadilha do visto e do sentido.
A única maneira de substituir um sentimento ruim é conhecer o novo. E a Palavra de Deus é o melhor lugar para começar! Aqui estão algumas referências úteis para ajudá-lá a chegar à esta verdade: Salmos 139:13–18; 1 Coríntios 10:31; 2 Coríntios 4:16; 5:1–21; 1 Timóteo 4:8.
E a Palavra de Deus nos garante esta verdade: “…Deus criou o homem à sua imagem…” (Gn 1:27). Cada uma de nós foi perfeitamente projetada à imagem de Deus para refletir a Sua glória no mundo - e Ele nos deu um corpo físico para fazer isso. Nossos corpos mudarão ao longo de nossas vidas, mas somente pela graça de Deus nossas lutas e nossos corpos podem ser transformados e curados, e podemos nos tornar vasos rendidos - mulheres derramadas para Seu serviço. Podemos encontrar um equilíbrio entre ter uma perspectiva saudável de nós mesmas.
Ele tem um plano para cada uma de nossas vidas que inclui trazer glória a Ele enquanto estivermos em nossos corpos - não importando a nossa forma, peso, cor, saúde ou qualquer outro fator. Deus não é limitado pelas limitações que percebemos em nós mesmas! Ele deu a cada uma de nós um corpo muito particular e Deus não comete erros.
O melhor de Deus habita dentro de nós!
Que tal começar a proclamar esta verdade hoje: “Eu te louvo porque de um modo especial e maravilhosa fui feita; as tuas obras são maravilhosas” (Sl 139:14).
Com muito amor Alessandra