COMO ALCANÇAR UMA FÉ QUE LANÇA FORA TODO MEDO?


O medo é um sentimento desagradável que é causado pela consciência do perigo, na minha opinião. É algo que todos devem administrar, não importa o que aconteça; o medo sempre será medo.

“Estou selada pelo Espírito, segura no amor do pai”

— 2 Corintios 1:22


A escravidão gerada pelo medo fez parte da vida de minha mãe por muitos anos - levando-a a várias tentativas de aborto.

E assim dessa maneira fui apresentada à ansiedade, um ato impensado que me envergonhou e me impeliu a viver uma vida em minha alma de forma insegura, solitária, ansiosa e depressiva; cadeias de um único impulso - Uma tentativa de aborto, gerada pelo medo. E com isso sérios encadeamentos.

Mas em que ponto estava a sua fé naquela época, como uma jovem mãe?

Bingo: Ela não tinha o conhecimento da verdade, como também não reconheceu as mentiras para rejeitá-la e substitui-la pela verdade de Deus.

E assim reconhecemos que o inimigo em sua vida foi revelado, gerando medo em torno de seus dias.

Hoje me pergunto: “ Porque minha mãe não buscou a ajuda necessária? “

E novamente penso que a resposta certa seria: O medo de se expor, o medo de ser envergonhada, ridicularizada ou mal interpretada. Medo... medo... e medo...

O medo existe e é real, e claro tem o poder de nos anular, de nos imobilizar e nos enfraquecer.

Podemos entender o medo como:

Algo que sentimos quando interpretamos uma circunstância como perigosa, e como também, podemos entender que o medo aumenta quando soluções que deveriam honrar a Deus são evitadas.

O medo é um sentimento baseado em nossa própria percepção das circunstâncias presentes ou passadas.

Palavras e ações fluem do que acreditamos sobre alguma circunstância e nossas emoções geradas no medo refletem como respondemos a ela.


Interpretar uma circunstância como perigosa promove uma ação, geralmente uma luta ou fuga, gerada pelo medo. (nesse caso o medo gerou uma ação - varias tentativas de aborto)

Temos de compreender que nossas emoções resultam de como interpretamos as circunstâncias da vida e como reagimos a cada uma delas.

Como reagimos positivamente ou negativamente, diante de cada situação que enfrentamos.

Mas como podemos alcançar uma fé que lança fora todo medo? Obtendo o conhecimento na certeza de entender que Fé é crer na Palavra de Deus - Hb 11: 1, Rm 10:17 e agir de acordo com essa Palavra - Tg 1: 22-25, Jo 3:36 não importando como eu me sinto no momento - Hb 11, pois sei que Deus é aquele que promete um bom resultado ( sempre ) - Hb 11: 6, Rm 8: 28-29.

Ao nos entregarmos à luz da palavra, passamos a viver de acordo com as Escrituras, reconhecendo que a salvação gerada em Cristo Jesus liberta nossas emoções para serem treinadas em santidade, assim como nossa vontade e nosso intelecto.

Crescer em Cristo, então, é ter a habilidade de se entregar à Ele e viver nesse processo diariamente; e saber desempenhar esse novo potencial - Cristo em nós.

Precisamos estabelecer uma meta para aprender a nos deleitar com o que Deus odeia. E a amar o que ele ama.

E como isso ocorre? Continuando a crescer na manifestação do caráter de Cristo em nosso cotidiano, vivendo pela fé ao invés de sentimentos, ( neste caso; o medo ) até que a santidade e o agradável fruto do Espírito se tornem nosso novo normal!

Pense nas circunstâncias do seu passado que você interpretou como perigosas e agiu com medo, como um medo crescente, agora pense em uma circunstância do seu possível futuro que a faz se preocupar, isso está impedindo você de ser produtiva no seu presente? Confie em Deus com essa possibilidade de ser produtiva no planejamento de seu futuro, em vez de se preocupar ansiosamente com o que pode acontecer.

  • Determine soluções bíblicas
  • Estabeleça um mapa das mentiras que você acredita em seus comportamentos, pensamentos e emoções erradas.





Com amor Alessandra,