Fortifica-te na Graça que há em Cristo Jesus —

2 Timótio 2:1


Como está o seu relacionamento consigo mesma? Está é uma pergunta importante para avaliar como está o seu bem-estar emocional e mental. Pois é sim fundamental cultivar um relacionamento saudável consigo mesma, e isso envolve autoconhecimento, autocompaixão e autoaceitação. E fazer uma reflexão sobre como está o seu relacionamento consigo mesma, é indispensável e é necessário, para melhorar os nossos relacionamentos com aqueles que estão conosco em nosso dia-a-dia. 


Quais são as suas falhas? Não quero dizer aquela falha na qual você fica triste ou cansada porque não consegue entender algo. Quero dizer, fisicamente, o que te deixa triste por si mesma?
Será que é algo pequeno — Como por exemplo; você gostaria que seu cabelo fosse encaracolado ou gostaria que fosse liso? Ou algo importante, como uma anormalidade que faz com que as pessoas olhem para você, ou uma marca de nascença que todos percebem e sentem a necessidade de apontar? É o seu peso? Sua pele? Sua altura?


Eu tenho mais do que algumas falhas físicas e elas me deixam triste. Meu peso por exemplo— Meu cabelo também, e ele me dá um trabalho e tanto para arrumar, também tenho pequenas abas de pele sobre os cantos dos meus olhos. E nunca conheci mais ninguém que os tenha. Hoje passo muito tempo desejando ter o dinheiro e a coragem de deixar um cirurgião plástico removê-las.

No entanto todas nós temos falhas. Hoje à nossa sociedade nos diz para nos livrarmos dessas falhas a todo custo.

Programas de televisão nos dizem que os atributos físicos com os quais você nasceu são fáceis de mudar e que a perfeição física leva a vidas mais felizes e amigos e parentes sorridentes.


Mas podemos realmente encontrar a paz removendo nossas falhas?

Mais uma vez, eu te digo, Deus nos chama para medir as mensagens do mundo em relação aos Seus padrões.

Encontramos à resposta na percepção de que as nossas imperfeições, são intencionais. Na verdade, nosso Deus é um Deus que é fortalecido em nossa fraqueza e que sempre usou o falho para fazer Seu trabalho mais incrível. O interessante sobre falhas é que todas nós as temos. Ninguém é perfeito. Mesmo as supermodelos admitem. Não há uma mulher no planeta que seja impecável. A conclusão é que a perfeição, francamente, não é uma opção para ninguém, e que as falhas físicas fazem parte da vida.


Lembre-se disso podemos encontrar beleza, em nossas falhas.

Mas pense nisso: E se tomássemos a decisão de nos ver sob uma luz diferente? E se pudéssemos parar de ficar obcecadas com nossas falhas e começar a apreciá-las? É possível que as coisas que menos gostamos em nós mesmas sejam realmente nossos atributos mais bonitos? Se olharmos de perto, perceberemos que nossas imperfeições são realmente marcas de beleza colocadas estrategicamente pela mão de Deus.

Kendall Payne escreveu sobre essa questão. Kendall é uma artista cristã que não é estranha à pressão de se parecer com todos os outros. Mas ela diz que todos nós nascemos para sermos originais. E há um versículo na Bíblia que diz: “Antes de te formar no útero, eu te conhecia” (Jeremias 1:5). Deus é muito lindo, quando Ele diz que nos fez e que nos conhecia até então. Ele nos fez com um plano específico em mente.

Em seu relacionamento consigo mesma; talvez você pense que é difícil acreditar nisto, quando na verdade você tem um sentimento contrário ao que Deus nos fala em sua Palavra. Às vezes, gostaríamos de sermos parecidas com todas as outras mulheres, mas pense em como isso seria chato se todos fossem iguais. Um monte de cópias.

Ela a Palavra, nos dá um lembrete importante. Deus criou você. Ele me criou. Ele nos criou meticulosamente desde o início.

Talvez tenhamos ouvido falar de Deus como Criador - um milhão de vezes na escola dominical. Mas que tal nos aprofundarmos nessa frase: “ Eu sou “

Te peço hoje que você reconheça que Deus é o Criador de todo o universo e que nada foi criado por Deus como um acidente.

O Salmo 139 descreve sua criação. Cada detalhe foi intencional e trabalhado pelo próprio dedos de Deus.

“Pois você criou meu ser mais íntimo; você me uniu no ventre da minha mãe. Eu te louvo porque sou feito de maneira maravilhosa; suas obras são maravilhosas, eu sei disso muito bem” (Salmo 139:13-14).


Você também foi gerada maravilhosamente e com precisão por um Deus amoroso. Nós somos o trabalho dele e somos uma obra maravilhosa. Você sabe disso?

Mas por quê? Por que Ele nos dá traços únicos que nos fazem destacar da multidão? Acredito que eles são Sua impressão digital, deixada para nos lembrar de Seu profundo e duradouro amor por nós.


Muitos estudiosos da Bíblia acreditam que o Cântico dos Cânticos é uma imagem do amor de Deus por Seu povo. Escrito em linguagem romântica, esse livro da Bíblia conta a história do amor de um noivo por sua noiva, e que essas palavras descrevem como Deus se sente, e nestas passagens Ele demonstra Seu deleite sobre cada característica que nos faz se destacar. Agora eu te pergunto: Você consegue imaginar a beleza contida na Palavra de Deus sobre a sua vida?

Saiba que, essa verdade precisa ficar gravada em seu coração, a Palavra aponta, para a perfeição, que só pode ser encontrada na singularidade da Pessoa de Cristo.


Todas as coisas que nos diferenciam são lembretes de um Deus que se preocupa com os menores detalhes. E também são as partes que nos tornam mais bonita, porque são as características que nos tornam únicas.

Talvez o seu cabelo seja naturalmente encaracolado e o meu é liso.


Talvez você seja canhota e eu sou destra. São os traços que nos tornam diferentes que nos tornam pessoas distintas, e esses traços são um lembrete de que nosso Criador nos amou o suficiente para construir diferenças físicas para afirmar Seu amor único por cada uma de nós.

No entanto o mundo nos impõe a pensar em beleza usando as modelos de perfeição que vemos na televisão e em revistas. Mas Deus não produz beleza desta forma. As partes do seu corpo que você considera falhas foram criadas de propósito para um propósito. Eles estão lá para lembrá-la de que, apesar do fato de você ser apenas uma das mais de seis bilhões de pessoas do planeta, Deus se importa com você. Ele criou cada parte de você, até o mais íntimo detalhe.

Essa verdade vai muito além da nossa aparência externa. Deus se mostra em nossa fraqueza.

À Palavra de Deus nos dá o segredo para a perfeição — Mas não é pela remoção de nossas falhas - em vez disso, é permitindo que o poder de Deus seja demonstrado através de nossas fraquezas.


Essa ideia é realmente óbvia se dermos uma olhada nas pessoas que Deus decidiu usar ao longo da Bíblia. De Gênesis a Apocalipse, basta pensar na Equipe “A” de Deus. Eles são pessoas falhas. Eles são emocionalmente falhos e, em muitos casos, são espiritualmente falhos. Mas Deus os usa para mudar os corações dos faraós, resgatar Seus guerreiros, estabelecer Seu reino e redimir o mundo. Por quê? Porque o poder dele é aperfeiçoada em nossa fraqueza.

Hebreus 11 é muitas vezes referido como a “sala da fé”. Este capítulo nos lembra de pessoas como Noé, que construiu uma arca porque acreditou no Senhor quando disse que a chuva estava chegando. Abraão também está no corredor porque fez sua casa na Terra Prometida e porque acreditava na garantia de Deus para fornecer um herdeiro mesmo em sua velhice. Moisés levou Israel através do Mar Vermelho.

Rahab deu as boas-vindas a espiões. Gideão e Davi estão lá, junto com muitos outros que Deus chamou e equipou para fazer grandes coisas.

Talvez você tenha aprendido sobre esses heróis na escola dominical, mas quando contamos e recontamos histórias sobre esses grandes personagens, tendemos a deixar de fora suas tremendas falhas.

Moisés teve sérios problemas de controle da raiva e eles o seguiram ao longo de sua vida (Êxodo 2:12; 6:30; Números 20:11-13). Antes que Deus o chamasse para libertar os israelitas dos egípcios, Moisés cometeu assassinato. Bem como também ele não era um orador público. Quando Deus falou com ele de um arbusto ardente, “Moses disse ao Senhor: 'Ó Senhor, eu nunca fui eloquente, nem no passado, nem desde que você falou ao seu servo. Eu sou lento na fala e na língua'“ (Êxodo 4:10).

Deus não removeu esse obstáculo de Moisés. Em vez disso, Ele optou por usar a vida de Moisés, as falhas e tudo mais.

Rahab também está na lista, embora ela fosse uma prostituta.

A escolha de Deus para levar a nação à vitória sobre os midianitas foi Gideão, não apenas o membro mais fraco de sua família, mas ele veio da tribo mais fraca de Israel (Juízes 6:15). Por que Deus não foi até a tribo mais forte de Israel e escolheu seu membro mais forte?

Porque Seu poder foi aperfeiçoado na fraqueza de Gideão.


Davi é considerado um homem segundo o próprio coração de Deus (Atos 13:22), mas sua lista de falhas é longa. Ele foi um adúltero, mas Deus o usou de maneiras poderosas.


Hebreus 11:38 registra “o mundo não era digno deles”, não porque eles eram perfeitos, mas porque eram imperfeitos e Deus escolheu usá-los de qualquer maneira.


Jesus é o melhor exemplo dessa verdade. Ele estava vinculado às regras do mundo físico, mas Deus O usou para nos redimir.

É a Humanidade Dele, de Cristo, que nos permite nos aproximar.

Hebreus registra: “Pois não temos um sumo sacerdote que seja incapaz de simpatizar com nossa fraqueza, mas temos um que foi tentado em todos os sentidos, assim como somos—ainda estava sem pecado.... Ele é capaz de lidar gentilmente com qualquer um de nós, já que ele mesmo está sujeito a fraqueza” (4:15,5:2).

As nossas falhas, são como flechas apontando para Cristo. Ele criou essas falhas para fazer você se destacar do resto do mundo e para nos lembrar que somos fracas, mas Ele é forte. E suficiente.

Talvez em seu relacionamento consigo mesma, você pense que não é perfeita. Nem eu.

Talvez você pense que não tem valor, assim como eu, um dia pensei assim. Mas apesar de nossas falhas. Em vez disso, temos valor por causa Dele, Cristo Jesus.

Quer estejamos ou não à altura do padrão do mundo, quero que você saiba que o centro de nossos problemas de beleza está enraizado no coração.

Em seu relacionamento consigo mesma; que tal hoje escolher escrever em algumas páginas de um jornal os seus sentimentos de inutilidade. Talvez você não saiba disso, mas pode haver uma conexão entre esses sentimentos e o seu relacionamento com o Senhor.

Olhando para trás, talvez você possa ver a clara conexão entre os seus sentimentos de inutilidade e um espírito seco, ou cansado. Se hoje você se permitir olhar no espelho; talvez ao abrir o coração, você irá encontrar falhas, e sentir que há alguma distância rastejando entre você e Jesus.

Mas lembre-se que você não está sozinha. Há um ladrão que rouba à nossa alegria; quando nós mulheres não conseguimos explorar a fonte da verdadeira beleza, quando encontramos nosso valor em padrões mundanos (um substituto barato, a propósito), quando nos comparamos aos outros, quando encontramos nossa identidade em outras coisas e em roupas e bolsas de grife, então o sagrado é rasgado. E consequentemente geramos consequências espirituais para tal luta.


A Bíblia nos lembra quem é nosso Inimigo e nos encoraja a estudar suas estratégias.

“Porque nossa luta não é contra a carne e o sangue, mas contra os governantes, contra as autoridades, contra os poderes deste mundo sombrio e contra as forças espirituais do mal nos reinos celestiais” (Efésios 6:12).

O quê? A culpa não é da cultura? Revistas de moda e supermodelos não são a fonte da nossa insegurança? Não, não de acordo com a Palavra de Deus. Quando você começa a questionar seu próprio valor, você está realmente envolvida em uma batalha, mas é com um inimigo que tem os olhos postos na sua destruição. A Escritura também nos avisa que o Diabo não é passivo. Ele procura diligentemente pegar o que Deus pretende para o bem e transformá-lo em escuridão.

E que isso seja um alerta para todas nós. O inimigo, o diabo, vagueia por aí como um leão rugindo à procura de alguém para devorar” (1 Pedro 5:8).


Seu inimigo não é um cara jovial com uma cara lavada e cabelo escovados. Ele não apenas destorce a verdade. Como também mente para nós sobre o nosso valor - com mentiras terríveis - e está constantemente quererendo convencê-la de que você não é nada.

Sabendo disso, é seu trabalho estudá-lo, aprender suas táticas e colocar toda a armadura de Deus para que você possa vencer essa luta.

Seu valor não vêm do que você faz.


Eu luto com esta frase. Estou sempre tentando ser boa o suficiente, inteligente o suficiente e importante o suficiente para ganhar meu significado. Acho muito difícil não basear meus sentimentos de valor no que consegui realizar.

Em nossa cultura obcecada por conquistas, aposto que você está sentindo a pressão para ir, fazer e ser, tanto quanto eu.

Essa mentira em particular pode ter efeitos devastadores em nosso espírito. No entanto se estamos constantemente tentando provar nosso valor fazendo, perdemos a liberdade de sermos nós mesmas. Será que vamos perder o nosso valor realizando grandes coisas, ao invéz de passarmos uma tarde olhando para o oceano? Não. Ao contrário, estaremos nutrindo a beleza interior, conectando-se com a criação de Deus e praticando a disciplina de parar por um instante. Será que vou ganhar um troféu por passar uma tarde de sábado no meu pj's em vez de correr para algo mais e trabalhar em um projeto importante? Não. Mas eu certamente vou brilhar à luz de Cristo, quando cultivo a paz interior e busco o descanso que também é necessário.

Nós temos um valor significante porque somos filhas de Deus. Ele nos ama e nos escolheu, não por causa do que poderiamos realizar por Ele ou porque Ele ficou impressionado com a nossa habilidade acadêmica ou musical. Ele deseja um relacionamento próximo conosco, porque Ele é o Criador. Saiba que não há nada que você possa fazer para ganhar o favor de Deus.

Seu valor não é determinado pelo que os outros pensam de você. E ponto final.

Hoje eu te pergunto: Quantas coisas que não são verdadeiras, mas deixaram hematomas no seu coração? Eu ja tíve à experiência de escutar uma frase bem comum : Porque você não é igual à sua irmã? E frase marcou à minha vida por muito tempo.

Mas existe um porém aqui ;


Se palavras assim te fez chorar. Hoje mesmo guarde no seu coração as lembranças que te fazem sorrir.

Saiba que as lembranças de insultos te levam à UM ESPIRíTO DE REJEIÇÃO, e à rejeição ela rouba o suficiente do seu momento, rouba o suficiente do seu destino e o suficiente de seu futuro.

No entanto Jesus te chamou de “sal da terra” e “luz do mundo” em Mateus 5:13-14. Isso é um grande elogio, Ele diz claramente o quão valiosa você é, enquanto promete cuidar de todas as suas necessidades (Mateus 6:26). Ele te chama como parte de sua família (Mateus 12:48-50) e, mais especificamente, Ele te chama de filha (Mateus 7:9-11).

Dúvido que qualquer outra pessoa possa lhe oferecer uma alegria maior e mais ponderosa do que o fato de você ser reconhecida como a filha do Rei dos reis. Jesus também nos lembra que somos totalmente conhecidas por Ele, até mesmo o número de cabelos em nossa cabeça. (Mateus 10:30).


Após Sua ressurreição, Ele retorna aos Seus seguidores para lembrá-los e lembrar a nós que somos Seus mensageiros, discípulas encarregadas de dar continuidade da história de Sua graça.

Lembre-se: à Palavra de Deus tem muito a dizer sobre quem você é. E essas verdades devem ser a rocha sobre a qual você pode e deve construir o seu valor.


— Hoje eu quero te desafiar à :


Buscar a beleza está dentro do seu coração?


– Relembrar em quais personagens da Biblía realmente te inspiram?

– Parae e Pensar o que você diria de suas falhas?

– Como você pode reconhecer seus limites e imperfeições, aceitar seus erros e aprender à lidar de forma mais eficaz?

– Você se sente diferente, fisicamente diferente, intelectualmente diferente?

– Pare e pense como você pode reconhecer seus limites e imperfeições, aceitar seus erros, e aprender à lidar de forma mais eficaz com eles?

– O seu Eu real está te levando para o seu Eu ideal?

– Em descobrir quais aspectos da sua vida você tem sido grata em seu relacionamento consigo mesma? Ou você está negligênciando o seu bem estar , caminhando no ódio , no orgulho, no ciúmes, na depressão, e olhando somente para os problemas?

– Em quais aspectos da sua vida , você se sente cansada, preocupada e sem direção?


Com Muito Amor- Alessandra