Deus quer que valorizemos as palavras que ele escreveu para nós da mesma forma que valorizamos qualquer outra coisa.
A PRÓPRIA ESCRITURA NOS MOSTRA A IMPORTÂNCIA DE GUARDAR A PALAVRA DE DEUS EM NOSSOS CORAÇÕES.
O Salmo 119, o salmo mais longo da Bíblia com 176 versículos, é uma celebração da Palavra do Senhor. O salmista priorizou o estudo das Escrituras, citando as inúmeras recompensas de ter a verdade de DEUS em nossos corações.
“Eu te louvarei com um coração reto, quando aprender as tuas regras justas” (v. 7).
“Guardei a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti” (v. 11). Esse Salmo nos inspira a entender a Palavra, a meditar na Palavra, rever a Palavra. Mas aqui esta uma gende ensinamento: Precisamos viver isso na pratica, como um guia vital para as nossas vidas. Viver esses principios nos ajuda a a viver com um coracao puro, com um coracao reto e cheio de Fe diante do Senhor. Manter esses principios nos ensina em nosso caminhar a levar uma vida que honre a Deus.
“Meditarei nos teus preceitos e fixarei os olhos nos teus caminhos. terei prazer nos teus estatutos; não me esquecerei da tua palavra” (vv. 15–16).
“Escolhi o caminho da fidelidade; Eu coloquei suas regras diante de mim. Apego-me aos teus testemunhos, ó Senhor; não me deixes ser envergonhado!” (vv. 30–31).
“Quando penso nos teus preceitos desde a antiguidade, me consola, ó SENHOR” (v. 52).
“Os teus estatutos têm sido as minhas canções na casa da minha peregrinação. De noite me lembro do teu nome, ó SENHOR, e guardo a tua lei” (vv. 54–55).
O entusiasmo do salmista é contagiante. Ele sabe que nosso caminho para uma vida abundante é pavimentado com palavras escritas por Deus. Ele não tinha a versão digital das Escrituras à sua disposição e não sei com que facilidade ele poderia acessar a Palavra escrita. É claro que ele fez questão de aprender, armazenar e lembrar a lei vivificante do Senhor, que levou ao louvor, deleite e conforto em seu ser interior. Não seria maravilhoso experimentar esses mesmos benefícios para nós mesmos?
Para viver esses principios é preciso ter foco e perseverança — Meditar, escolher, guardar, é algo intencional, que vêm de Um coração sedento por Deus e só assim os nossos primeiros pensamentos, os primeiros passos vão estar sempre na direção extata; " POIS BEM AVENTURADOS OS QUE GUARDAM SEUS TESTEMUNHOS, QUE OS BUSCAM DE TODO CORAÇÃO, QUE NÃO PRATICAM O MAL, MAS SEGUEM SEUS CAMINHOS." - SAMOS 119:2-3
Pode ser avassalador nao saber como começar a memorizar as Escrituras. Mas existem maneiras simples que nos ensinam a começar!
1. EXPONHA A ESCRITURA EM LUGARES QUE VOCÊ A VERÁ TODOS OS DIAS
Uma das maneiras mais fáceis de incorporar a memória das Escrituras em sua vida é exibi-la onde você certamente a verá. Escolha alguns versículos. Em seguida, anote-os e coloque-os ao lado da cama, ao lado da pia da cozinha, em sua mesa ou em qualquer outra área que você frequenta. Faça questão de ler cada versículo e passar um tempo meditando sobre ele enquanto realiza a tarefa que a trouxe até aquele lugar. Lembre-se sempre de que “este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e regozijemo-nos nele” (Sl 118:24) coloque por exemplo no espelho do seu banheiro para que possa saborear essas palavras enquanto se prepara para o trabalho.
2. MEDITE EM UMA PARTE MENOR DE UMA PASSAGEM TODOS OS DIAS
De seu tempo diário na Palavra, estude ou reflita sobre as porções menores de sua passagem escolhida. e retenha melhor as informações por meio da escrita.
3. INCORPORE A MÚSICA EM SUA ROTINA DE MEMÓRIA DAS ESCRITURAS
Podemos lutar para recitar as Escrituras, mas podemos recordar a letra de nossas canções favoritas em um piscar de olhos. - Procure pro exemplo: Abigail Houston ou bandas como Shane & Shane e Poor Bishop Hooper. Suas canções nem sempre são interpretações palavra por palavra das Escrituras, mas muitas vezes as letras tocam em nossa mente quando precisamos quea verdade nos inspire.
Deus quer que valorizemos palavras que ele escreveu para nós da mesma forma que valorizamos qualquer outra coisa.